sábado, 5 de março de 2022

Não existe almoço de graça

Muita gente se pergunta por que é que não consegue emplacar nenhum negócio de vendas, serviço, “cliques” ou visualizações na internet. Mesmo depois de investir em cursos, pacotes de dicas e segredos de sucesso pela rede mundial de computadores. A resposta é simples: Não é fácil, como dizem, conseguir evidenciar um projeto, por melhor que seja. É preciso que, qualquer coisa, tenha algo diferente. Não precisa ser inédito, mas não pode ser igual a todo mundo. Podem não acreditar, mas a questão sorte também tem muito a ver com o sucesso.

A grande pergunta é: o que é sorte? Só pode ser a coisa certa, no lugar certo, na hora devida. E como saber? Só tentando. Tentativas e erros são frutos da persistência e, só ela, pode levar a algum lugar.

Ah, mas tem gente que “emplaca” na primeira!

A resposta para isso é a solução da primeira pergunta deste parágrafo: coisa certa, lugar certo, na hora certa. As dúvidas são respondidas no mesmo círculo vicioso.

Mas em meio a tantos exemplos de sucesso, há também muita mentira. É provável que 90% dos anúncios de gente que se deu bem, vendendo pela internet, seja pura enganação, sucesso mentiroso para vender aulas que nunca vão dar em nada. Aqui, o grande segredo é vender aulinhas bobas e óbvias, criadas em livros, apostilas e vídeos para contar histórias pra boi dormir. E muita gente acredita, compra e na hora de conhecer o grande “pulo do gato”, descobre que o gato é quem lhe vendeu um punhado de bobagens.

A maioria desses cursos tem nas suas pregações o que todo mundo sabe: persistência, conhecimento do negócio, produtos interessantes, preços acessíveis, visual e outras obviedades. Precisa curso para saber isso?

O mundo mais visado é o do sucesso na música. Todos os dias, o Youtube recebe milhões de filmes com gente cantando, contando histórias ou tentando fazer rir, na expectativa ser visto pelos internautas, ficar famoso, receber milhões de visualizações e ser entrevistado no programa do Pedro Bial.

A internet é uma das melhores coisas que aconteceu no universo criativo das pessoas. Há muita coisa boa, de tirar o chapéu, mas, como não poderia ser diferente, o lixo toma conta da maioria. Um exemplo são as músicas gospel, que se repetem ao milhões, com gente cantando a mesma coisa, letras bobinhas, em lentidão de fazer dormir ou aos berros indigestos, dizendo que são louvores. Ora, não sabemos se Deus tem saco, mas se tiver já está cheio de puxa-saquismo sem qualidade.

Mas, sempre é hora de aplaudir os bons. As grandes músicas e músicos em todos os estilos, assim como há astros e estrelas brilhando por todos os horizontes da internet. É a esses que rendemos homenagens. Se, sorte, inteligência ou talento, não importa, o que interessa é que as diferenças levam a interesses seletivos. Esse é o segredo. Onde ele mora é outra coisa. Quem sabe que conte, ou melhor, venda, porque não existe almoço de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário